Cinco anos pode ser tempo suficiente para mudanças em alguns campos, mas não há necessidade de perquisa científica para prevermos que, nesse intervalo de tempo, em quase nada mudará a mentalidade da população.
Com toda a certeza, a engrenagem capitalista continuará a rodar e nós seremos apenas seu combustível. É uma pena: pessoas continuarão a serem desperdiçadas, porque condicionadas desde pequenas a agirem como a maioria, comformada o suficiente para não se questionar. Será que realmente a felicidade maior, a plenitude da vida podem ser alcançadas quando se aceitam, sem resistência, as amarras da sociedade? Sem experimentar, não dá pra saber o que é melhor. O problema é que as pessoas têm medo, mas não são estimuladas a enfrentá-lo. Preferem ficar na toca, por medo da ocasional chuva, a ver o sol brilhar. Também, que diferença fará, se não sabem o que estão perdendo? A aversão ao pensamento crítico-construtivo está, infelizmente, arraigada por quase todo o mundo.
Um pequeno intervalo de tempo não é, de forma alguma, suficiente para mudanças tão profundas. Primeiro se deve sentir a necessidade delas, refletir e então tomar providências. Não é fácil que isso aconteça no mundo da ilusão. Acredita-se que a democracia é justa e igual para com todos, que a individualidade é respeitada. Os seres humanos, porém, estão cada vez mais homogêneos, dificultando a vida daqueles que tentam abrir nossos olhos.
Sinceramente, é difícil acreditar que a situação possa mudar. Mesmo assim, é nosso dever trabalhar duramente para diminuir a velocidade de giro do sistema. Talvez não em cinco - mas em cinqüenta anos - ele possa começar a parar. De qualquer forma, quaisquer melhoras, mesmo que sutis, são muito bem vindas.
var _gaq = _gaq || [];
_gaq.push(['_setAccount', 'UA-17325712-1']);
_gaq.push(['_trackPageview']);
(function() {
var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? 'https://ssl' : 'http://www') + '.google-analytics.com/ga.js';
var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
})();
Nenhum comentário:
Postar um comentário